Corretor de imóveis: a solução para encontrar a casa ideal nos EUA

 Corretor de imóveis: a solução para encontrar a casa ideal nos EUA

Ao investir em imóveis nos EUA, é necessário considerar detalhes como:

  • objetivo do investimento
  • tipo de imóvel
  • localização
  • opções de financiamento
  • formas de pagamento
  • valores atuais do mercado

Mas estas são apenas algumas das informações que um comprador precisa. Nos EUA, cada estado tem legislação própria. Isto significa que as condições legais para adquirir uma propriedade podem ser diferentes em cada lugar. Além da avalanche de detalhes da compra, ainda há uma questão crucial: fechar negócio usando um idioma estrangeiro, com termos específicos do mercado imobiliário, pode ser um desafio.

Nesse caso, a internet não é suficiente para sanar todas as dúvidas. Sem falar dos problemas de fraudes e burocracia, tão frequentes em transações financeiras à distância. Diante disso, para fazer um bom negócio e encontrar a casa ideal nos EUA, você precisa contar com a ajuda de uma pessoa que conheça o mercado imobiliário local e que consiga traduzir as suas necessidades para alcançar uma negociação satisfatória.

Esta pessoa é o corretor de imóveis, um profissional licenciado que acompanha o comprador, do início ao fim, no processo de aquisição de uma propriedade.

Como um corretor ajuda na venda ou aquisição de um imóvel?

O corretor pode auxiliar tanto no processo de compra quanto de venda de imóveis. Nos EUA, o comprador não paga pelos serviços deste profissional, pois sua comissão é de responsabilidade do proprietário do imóvel à venda.

Existem bancos de dados compartilhados, como o State27Homes.com, da Flórida, que permite aos interessados obter diversas informações sobre os imóveis disponíveis para aquisição. Os dados são fornecidos pelos próprios corretores da Flórida e permitem descobrir, por exemplo:

  • materiais usados para construir a casa
  • preço
  • contato do vendedor
  • dados demográficos da vizinhança
  • escolas mais próximas
  • temperaturas médias da região
  • estimativa de gastos com transporte
  • valores de hipoteca
  • descrição detalhada dos cômodos e imagens do imóvel

Porém, existe um outro banco de dados, chamado de Serviço de Listagem Múltipla (MLS), cujo acesso é exclusivo dos corretores de imóveis. Então existem informações que somente um corretor pode te oferecer. E ter acesso a tais dados constitui uma vantagem na hora de negociar. Um exemplo disso é que este profissional saberá te dizer se o valor do imóvel está dentro do esperado no mercado ou não.

O corretor também pode ajudar o comprador a encontrar as melhores condições de financiamento. Outro processo facilitado por este profissional corresponde a triagem de pré-qualificação, aprovação e negociação das taxas de hipoteca.

E se você não tem certeza do tipo de imóvel que irá escolher, o corretor pode agendar visitas em diferentes propriedades até encontrar uma que atenda as suas necessidades.

Licenças e código de ética

Para atuar no mercado americano, um corretor de imóveis precisa obter uma licença e respeitar o código de ética da profissão. Corretores confiáveis têm a licença pela Associação Nacional de Corretores de Imóveis. Outro indício de que o corretor possui seriedade são as licenças regionais.

Na Flórida, por exemplo, é possível verificar a licença de um corretor pelo site do Departamento de Negócios e Regulamentação Profissional. Para buscar por corretores na cidade de Orlando, basta acessar o site da Associação Regional de Corretores de Imóveis em Orlando.

Remi Silva é um broker licenciado no estado da Flórida.

Uma curiosidade sobre termos da área é a diferença entre um agente imobiliário e um broker. O agente obteve a licença a partir de um número mínimo de classes e foi aprovado no teste para atuar como tal. Já o broker tem um nível de educação mais elevado e passou em um teste para ter a licença. Além disso, o broker tem autorização para trabalhar sozinho ou contratar agentes e formar uma equipe.

Finalmente, como dica de profissional com quem você pode contar, indicamos o broker Remi Silva, licenciado na Flórida e que atua na imobiliária TRUVALOR. Remi Silva faz parte do projeto Investir Imóveis EUA, que juntamente com parceiros estratégicos do Brasil, auxilia clientes brasileiros a investir em imóveis em Orlando.

Caso tenha interesse em obter informações atualizadas sobre a cidade de Orlando ou em saber mais sobre os serviços do broker Remi Silva, entre em contato conosco pelo e-mail info@investirimoveiseua.com.

Compartilhe o conhecimento